sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Westlife - Os Irlandeses Mais Pops do Mundo!


"Can't believe that I'm the fool again
I thought this love would never end
How was I to know?
You never told me
Can't believe that I'm the fool again
And I who thought you were my friend
How was I to know?
You never told me..."

Quem viveu sua adolescência na década de 2000 conheceu as melhores bandas e cantores pop. Melhores mesmo, pois juntavam qualidade vocal, com composições, arranjos instrumentais perfeitos e seus interpretes não abandonavam a carreira porque de repente se tornaram rebeldes sem causa. E talvez muita gente não faça ideia do talento desses rapazes e quanto tempo eles ficaram na estrada. Vamos descobrir como tudo começou...

Westlife após premiação
Os integrantes Shane, Kian e Mark tinham um grupo pop com outros três amigos antes de surgir o Westlife. O nome do grupo era "Six as One". Gravaram o single "Together Girl Forever", mas ainda eram anônimos, isso até a mãe de Shane contatar Louis Walsh que era gerente da boy band Boyzone (e se tornou o empresário do Westlife). O problema é que eles não conseguiram assinar um contrato com a gravadora BMG. O fato é que todos da gravadora reconheceram que eles tinham grandes vozes, mas para o seguimento pop deixaram claro a Walsh que pelo menos três dos integrantes deveriam ser excluídos, pois aquela formação era a mais "feia" que a gravadora já tinha visto.


Sendo assim, três dos integrantes saíram (alguns dizem que eles quiseram sair, outros dizem que houve uma seleção para definir quais ficariam na gravadora). Após definir que Mark, Shane e Kian ficariam (talvez os "menos feios" que os demais colegas, na opinião da gravadora, é claro) iniciaram-se audições em Dublin, na Irlanda, onde Nick e Brian foram recrutados.

Em 3 de julho de 1998 foi criado o "Westside", mas já existiam outras bandas com esse nome, então mudaram para Westlife que rapidamente caiu no gosto dos integrantes da banda. O primeiro single do quinteto irlandês foi Swear It Again. O rapazes, na época com idade entre dezoito e vinte e um anos, começaram a adquirir popularidade quando abriram os shows dos Boyzone e dos Backstreet Boys na Irlanda. A aceitação do público foi quase instantânea e o primeiro single ficou em primeiro lugar das paradas irlandesas por duas semanas seguidas. Com quatro singles lançados e sucesso absoluto na Irlanda e países vizinhos, o primeiro álbum da banda chegou as lojas um ano e três meses após a criação do Westlife e foi um grande sucesso de vendas.

O segundo álbum, Coast to Coast, se tornou o mais vendido da Irlanda no ano de 2000 e rendeu turnê mundial ao quinteto de ouro, incluindo o Brasil no roteiro.Nesse álbum, houve um dueto com a diva do R&b e Soul, Mariah Carey, na canção Against All Olds. Desde o lançamento do primeiro álbum, todos os sete singles trabalhados ficaram em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido.

O terceiro álbum teve três canções no topo das paradas, incluindo o sucesso Uptown Girl, Entre 2002 e 2004 lançaram dois álbuns, e em 2004, Brian foi convidado a seguir carreira solo, deixando o grupo. Não houve interesse em colocar um substituto para ocupar o lugar de Brian e a banda seguiu carreira com quatro integrantes. Quando muitos críticos diziam que aquele talvez fosse o fim do grupo, venceram o World Music Awards como melhores artistas irlandeses do ano, e em seguida lançaram um novo álbum e continuaram sua turnê mundial.

Em 2006 assinaram um contrato para mais cinco álbuns com a gravadora BMG. Em 2008, para comemorar os dez anos de Westlife, os rapazes fizeram uma turnê épica com ingressos esgotados chamada de "Westlife 10 Years" com um show realizado no quarto maior estádio da Europa. A turnê foi muito bem sucedida e rendeu o lançamento do primeiro DVD dos rapazes. Após essa turnê eles entraram em hiato por um ano (com data de retorno divulgada no site da banda). O hiato era para trabalharem exclusivamente na produção do décimo álbum da carreira, mas durante essa pausa eles surpreenderam os fãs e a imprensa e se apresentaram na final do programa Factor X.

Após o hiato, lançaram o álbum Were We Are e em 2010 foi divulgado que mesmo após um ano de pausa, os lucros do Westlife haviam crescido cinco vezes mais do que era antes da pausa.

Em 2011 lançaram o álbum The Greatest Hits e em 19 de outubro de 2011 anunciaram que a banda iria encerrar as atividades, mas que fariam uma última turnê mundial para se despedir das milhões de fãs espalhadas pelo globo terrestre. Naquele dia não se falava em outra coisa nas redes sociais, os fãs estavam devastados e logo o nome do Westlife ficou no topo das principais pesquisas pela internet em todo o mundo. A última turnê dos rapazes teve os ingressos esgotados em poucos minutos a cada show realizado. O último show de despedida dos rapazes, ocorrido em 23 de junho de 2012 em um estádio de Dublin, teve os ingressos esgotados em cinco minutos após serem colocados a venda e foi transmitido ao vivo para os cinemas do Reino Unido, Austrália,  Bélgica, México, Indonésia, Noruega, República Tcheca, Eslováquia,  África do Sul, Polõnia, Holanda, Malta, Alemanha, Finlândia, Estônia, Dinamarca e Irlanda, além de render vários especiais para a TV em várias partes do mundo.

Shane Filan
Durante a carreira, apesar de terem muitos fãs americanos, eles não fizeram tanto sucesso na terra do tio Sam, pois os Estados Unidos já era dominado pelas boys bands N´Sync e Backstreet Boys. Durante os catorze anos de banda gravaram com grandes nomes da música internacional além de Mariah Carey, bem como fizeram apresentações ao vivo com outros artistas em todo o mundo, como Diana Ross, Lionel Ritchie, Sineád O´Connor, Donna Summer, Delta Goodrem, Boyzone. Christian Castro, BoA, Kevin Spacey, entre outros. As turnês dos rapazes receberam patrocínio de gigantes do mercado como a montadora de veículos Volkvagem e a fabricante e comerciante de roupas, calçados e equipamentos esportivos Adidas. Além de álbuns e DVDs, também tinham uma linha de produtos, incluindo: livros biográficos, perfumes, cadernos e calendários. Eles estiveram envolvidos em inúmeras causas filantrópicas  dentre elas uma campanha de ajuda ao Haiti, um campanha contra a fome do presidente africano Nelson Mandela, Arrecadações para hospitais do câncer, ajuda a pessoas com problemas cardíacos,  entre muito outros. A lista é extensa. Participaram das campanhas tanto com o grupo, como individualmente ao longo dos catorze anos de Westlife.

Venderam mais de cinquenta milhões de álbuns em todo o mundo, fizeram várias turnês mundiais, vieram no Brasil duas vezes, venderam mais seis milhões de singles digitais, tiveram catorze canções como número um no Reino Unido. Venceram vinte e dois dos vinte e sete principais prêmios da música em que concorreram, contabilizaram doze turnês na carreira.

Kian
Brian
Brian já lançou cinco álbuns em carreira solo e encontra-se em turnê atualmente. Ele se casou com a cantora Kerry Katona em 2002 e teve dois filhos. O casal se divorciou em 2006. Em 2012, Brian casou-se novamente.

Kian é casado desde 2009 e tem um filho. É também presença constante em diversos realities de TV. Atualmente faz parte do elenco do programa de TV The Cube - Celebrity Special e lançara seu primeiro álbum solo em 17 de março de 2014, mas antes disso, uma pré venda do álbum esta disponível pelo site Amazon.

Nicky, esposa e filhos
Nicky Bynne é casado, pai de três filhos e embora tenha participado de diversos programas de TV - realities e esportivos - tenha uma forte ligação com o futebol (ele já foi jogador) e tenha participado de várias premiações, em 4 de fevereiro desse ano, ele assinou contrato com a emissora de rádio RTE 2fm para ter seu próprio programa de rádio com um programa semanal apresentado das 11 da manhã até as 14 horas.


Mark
Mark tem participado de vários eventos das celebridades, se engajado em várias causas filantrópicas e embora não haja nenhum comunicado oficial, acredita-se que ele será o próximo a gravar um álbum solo.

Shane lançou seu primeiro álbum solo em novembro do ano passado, intitulado de Me and You, que você conferiu aqui no My Songs e atualmente esta trabalhando seu terceiro single de trabalho. Pra matar a saudades desses talentosos irlandeses, selecionei alguns clipes para apreciarmos.







Clipe de 2011

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Artigos Relacionados My Songs