Existem inúmeros cantores espalhados pelo mundo que decidem engajar causas sociais ao gravar canções bem diferentes daquelas que lhe levaram ao topo das paradas musicais. Alguns fazem mais do que apenas gravar: eles compõem canções que ajudam a divulgar determinada consciência social. Fato bem interessante é que devido muitos desses cantores terem milhões de fãs, as suas iniciativas não se limitam as paradas de sucesso, mas geram boas ações em massa, como mutirões de diversas causas, ONGs e grupos de pessoas que se juntam para angariar fundos para alguma causa urgente, tais como: combate a fome, tráfico de animais silvestres, maus tratos a animais, catástrofes naturais, entre outros.
Abaixo segue alguns dos principais clipes que já rodaram o mundo; seja na época de seu lançamento ou até mesmo nos dias atuais; dos mais conhecidos artistas, inclusive os brasileiros que entraram para nossa singela lista são conhecidos internacionalmente e já fizeram inúmeros shows em diversos países. A facilidade para se obter adéptos das causas com uma canção é a proliferação em massa da internet em todo globo terrestre, assim em poucas horas conseguem alcançar milhões de pessoas e tornar algo que antes parecia impossível, mais perto da realidade. Há duas décadas, quando a internet ainda não era tão popular ou ainda antes quando ela não existia para usuário comum, a mídia que proliferava essas boas ações pelo mundo eram os programas de rádio e principalmente a televisão.
Michael Jackson, Lionel Ritchie e cia
Michael sempre teve o nome ligado a importantes causas humanitárias pelo mundo. Pelo menos desde 1985 quando ele e Lionel Ritchie se juntaram com mais quarenta e cinco grandes nomes da música americana para o projeto We Are The World a fim de arrecadar fundos para levar ajuda humanitária de combate a fome para a Africa. O projeto rendeu mais de 55 milhões de dólares na época e até hoje é referência quando se trata de mobilizações para ajudar vitimas da fome ou catástrofes naturais. Esse vídeo clipe é uma relíquia.
"...Nós somos parte da imensa família de Deus
E a verdade você sabe, amor é tudo o que a gente precisa
Nós somos o mundo, nós somos as crianças..."
Justin Timberlake e Matt Morris
Justin Timberlake é mais do que o novo rei do pop dos últimos anos, além de artista mais completo da atualidade, o eterno Nsync do Memphis tem um coração enorme e assim como você já conferiu aqui no My Songs quando ele se atrasou para uma entrevista para poder conhecer uma fã doente, Justin se juntou ao também cantor Matt Morris para cantar o sucesso Hallelujah de Jeff Buckley no programa de TV especial "Hope for Haiti" que foi transmitido ao vivo para dez canais nos Estados Unidos, além de outros canais de TV pelo mundo. O programa foi ao ar no noite da sexta feira de 22 de janeiro de 2010 e tinha como objetivo angariar fundos para ajudar as vitimas do terremoto que destruiu a maior parte do Haiti no dia 10 de janeiro daquele mesmo ano. Toda a renda da canção gravada por Justin e Morris foi destinada integralmente ao projeto. No total, "Hope for Haiti" arrecadou mais de trinta milhões de dólares com o projeto que contou com inúmeras celebridades e patrocinadores de peso.
"...Sua fé era forte, mas você precisava de provas
Você a viu tomando banho do telhado, sua beleza ao luar derrubou você
Ela te amarrou à cadeira da cozinha, ela quebrou seu trono, cortou seu cabelo
E dos seus lábios ela tirou um Aleluia... Isso não é alguém que viu a luz, é um frio e é um quebrantado Aleluia..."
Tarkan
O príncipe do pop turco esta constantemente engajado em causas de proteção animal e do meio ambiente. Sendo o garoto propaganda de duas importantes organizações mundiais de proteção animal (uma delas é a famosa PETA), Tarkan já participou de inúmeras campanhas e não poderia deixar de gravar uma canção com apelo ambiental. Apesar de ser um cantor pop, já gravou algumas canções que representam de alguma forma os costumes e desabafos do povo turco, bem como outras canções que alertam o público a proteção dos animais e do meio ambiente, como uma feita para despertar as pessoas ao provável desaparecimento de um dos mais importantes lagos da Turquia, onde milhares de animais e plantas correm o risco de desaparecer junto com o lago, além de afetar diretamente a vida daqueles que vivem próximo da região do lago Burdur. A canção escolhida é Uyan, onde nosso príncipe pede para as pessoas despertarem para mudar a realidade em que vivemos enquanto há tempo, pois a nossa terra esta desaparecendo graças as ações do homem, as nossas ações. O clipe mostra cenas fortes de uma realidade que insistimos em não ver. O local com solo rachado e seco onde Tarkan caminha um dia foi um rio na Turquia e parte do clipe conta com a participação especial de Orhan Gencebay.
"... Nosso lugar, nosso país, nossa terra estão desaparecendo para sempre
Nosso lar, nosso único lar esta se esvaindo de nossa mãos
Desperte, Desperte... Estenda suas mãos antes que seja tarde demais
Não pense que esse caminho é tão difícil e infinito
Nós podemos mover montanhas, se você acreditar..."
Sandy & Junior
Sandy & Junior vestiram a camisa de algumas causas durante os dezessete anos em que fizeram a dupla mais pop do Brasil. Como eles eram um exemplo para os adolescentes e muitas vezes, os pais de seus fãs também admiravam seu trabalho, não era nem um pouco difícil atingir milhões de pessoas com canções que deixassem um grito de socorro para a sociedade. Desde pequenos interpretaram várias canções do gênero. Mas o destaque especial vai para duas: Cada Coisa em Seu Lugar, que apesar de ter sido a música tema de uma das edições do Criança Esperança, não se foca exclusivamente no abandono de crianças, mas na destruição da natureza. A canção foi utilizada em campanhas diversas e foi muito executada em eventos e projetos escolares de conscientização ambiental pelo país. A outra canção é Planeta Água, tema do filme Acquaria que conta com os irmãos no elenco. O filme é uma ficção de um planeta em uma época sem água e a canção desperta a sociedade sobre a importância da água para sobrevivência de todos os seres vivos e plantas. Como o filme foi exportado para vários países e quase na mesma época, os irmãos participavam de uma novela que também foi exportada para inúmeras nações, a canção logo se tornou conhecida e usada em campanhas diversas e independentes de ativisitas, blogueiros de causa ambiental e protetores em geral. Letra linda e na voz de Sandy e Junior, melhor ainda.
"...Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes são lágrimas da inundação
Águas que movem moinhos, são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra..."
Axel
O argentino Axel aproveitou todo o seu reconhecimento no mundo pop e gravou uma canção para uma campanha de inclusão social de pessoas portadores de Síndrome de Down. O clipe conta com atores e alguns portadores do distúrbio, além de conter cenas de um show onde esses fãs especiais vão conhecer Axel no camarim. O intuito da campanha é mostrar que quem tem Síndrome de Down é uma pessoa como qualquer outra e não um deficiente como a maioria das pessoas desinformadas resumem por ai. Eles não precisam de piedade das pessoas, mas de oportunidades e essa mensagem Axel passou maravilhosamente durante toda a campanha.
"... Quando faz calar, quando julga mal, quando discrimina um irmão... volta!
Quando perdoa, quando arrisca, quando até seu o seu coração dá... lhe volta!
Tudo o que faz sempre volta
Nada fica oculto, tudo volta...."
Boyce Avenue
Os irmãos do Boyce Avenue também adoram colaborar para um mundo mais justo e agradável para se viver, e melhor ainda é se puderem fazer isso da maneira que eles mais amam: através da música. Uma das canções dos rapazes que merece destaque é "Dare To Believe" que nos remete a ideia de que ainda dá tempo, apesar de tudo o que tem acontecido no mundo e do tempo parecer cada vez mais curto, basta pararmos de procurar um culpado ou definir quem estava certo ou errado e começarmos a perdoar e mostrar que ainda somos capazes. Vale ressaltar, que ano passado a banda gravou a Música One Life (que você conferiu em primeira mão no Brasil aqui no My Songs) com toda a renda revertida para ajudar as vitimas do furação nas Filipinas. Mais um vez os Manzano arrasaram. Clipe espetacular que une cenas de acontecimentos reais as imagens da música gravada no estúdio.
"...Nós estivemos no escuro por muito tempo,
Mas quando nos viramos vemos a luz brilhar através da névoa
Então esqueça sobre quem estava errado, pois eu nunca estive tão disposto a virar essa pagina
Se você jura acreditar na vida, abrace o perdão, pois é tudo o que eu estou pedindo
Ou continuem aguentando enquanto a inocência morre..."
Roberto Carlos
O famoso "rei" Roberto já gravou algumas canções de apelo social, mas talvez Amazônia seja a mais conhecida aqui no Brasil e nos demais países da América Latina. Em determinada parte da letra ele diz: "Amazônia, insônia do mundo..." devido o desmatamento da Amazônia não afetar exclusivamente o Brasil, mas diversos países, além do estado ser foco de estrangeiros que desejam suas espécies de flora e fauna. Centenas de traficantes de animais silvestres e garimpeiros destroem a mata todos os anos. A maior parte dos animais traficados morrem no caminho do trajeto e as plantas nem sempre conseguem sobreviver a transferência de solo. Sem falar que muitos caçadores vão para a mata com o objetivo de matar por esporte ou o mais comum: matar animais para vender suas peles no exterior.
"...Amazônia, insônia do mundo
Todos os gigantes tombados deram suas folhas ao vento
Folhas são bilhetes deixados aos homens do nosso tempo
Quantos anjos queridos, guerreiros de fato
De morte feridos, caídos no mato
Como dormir e sonhar, quando a fumaça no ar
Arde nos olhos de quem pode ver..."
Uma das duplas sertanejas mais tradicionais do país também marca presença quando o assunto é planeta terra e problemas sociais de uma região. Rancho Fundo é uma das mais antigas canções gravadas pelos irmãos e conta a história do rio que é morto aos poucos pelo homem, do nosso eterno Tietê e tantos outros que começam limpos e perfeitos, mas escurecem, viram o "moreno triste" da música sem a mesma alegria de viver, tentando resistir a morte lenta causada por cada um de nós.
"Os arvoredos já não contam mais segredos
E a última palmeira já morreu na cordilheira...
Os passarinhos internaram-se nos ninhos de tão triste esta tristeza
Enche de trevas a natureza..."
Nenhum comentário :
Postar um comentário