sábado, 3 de agosto de 2013

Tarkan - O Príncipe do Pop Turco

mysongsmymovies.blogspot.com

Quando falo que os anos 90 e 2000 foram os melhores para o mundo musical, não estou blefando, pois se trata de uma grande verdade. Essa época foi um BOOM mundial onde todos os artistas bons resolveram surgir dos quatro cantos do mundo quase que ao mesmo tempo. Tínhamos fartura de talentos na MTV e nas rádios. E como prova disso, tivemos até o primeiro artista turco com sucesso mundial e milhões de cds vendidos em todo o mundo. No topo das paradas da MTV dos quatro cantos do planeta, Şımarık tocava em toda parte: nas festas, nas rádios, nos programas de tv, na internet e nos carros. Fãs enlouquecidas não entendiam quase nada do idioma turco, mas queriam saber de quem eram aqueles belos olhos verdes e aquela música envolvente. Sempre entre os dez melhores clipes do dia e da semana por longo período, programas de televisão legendavam o clipe e levavam telespectadoras a loucura quando entendiam o que esse belo cantor  dizia na música.


Pois bem, vamos lá, esse cara é o Tarkan. Filho de pais turcos, nasceu na Alemanha devido os pais terem migrado para a Alemanha Ocidental durante o Boom econômico do país. Os antepassados paternos de Tarkan foram militares heróis que lutaram durante a guerra Russo-Turca, já sua mãe vem de uma fina linhagem de cantores folclóricos do Turcomenistão. Tarkan cresceu na Alemanha e aos treze anos se mudou com os pais para a Turquia. Apesar de ter nascido na Alemanha, Tarkan é turco, pois na Alemanha o critério que determina a nacionalidade dos cidadãos é o jus sanguinis, sendo assim, para ser considerado alemão ao nascer é preciso ter um vinculo alemão, por exemplo: mãe alemã. Desde o ano 2000 a Alemanha deixa o cidadão que nasceu na Alemanha decidir até os 23 anos qual será sua nacionalidade, até se decidir terá dupla cidadania e após escolher uma delas, perderá a outra definitivamente.

Apesar de sua descendência militar, no ano de 2000 Tarkan se recusou a servir o exército Turco alegando que não ia atirar contra seus co-patriotas curdos. O que para nós parece um direito, para o ordenamento jurídico Turco é muito grave. Resultado da recusa de Tarkan: Chegou a perder sua cidadania turca temporariamente e suas músicas chegaram a ser proibidas. Até mesmo nos ônibus havia o seguinte aviso: "Aqui esta proibida a música de Tarkan". Tarkan compareceu diante do tribunal onde lhe foi concedido a possibilidade de pagar um valor que diminuísse o tempo de serviço militar. O valor pago por Tarkan seria utilizado em beneficio de vitimas de um terremoto que ocorreu na Turquia naquela época. Seu serviço militar foi reduzido para vinte e oito dias, que foi cumprido pelo cantor e que como já era de se esperar, achou a experiência horrível. Após cumprir o serviço militar, recuperou sua cidadania turca e deu um show em Istambul com toda renda revertida em beneficio das vitimas do terremoto.

Tarkan já gravou vários cds, sendo um deles em inglês. Sua carreira começou no ano de 1992 e se estende até os dias de hoje. Já vendeu mais de 30 milhões de cds em todo o mundo e se tornou o primeiro artista turco a ter reconhecimento mundial. Suas músicas são de estilo pop, ora dançante, ora romântico. Traduzindo o estilo musical de Tarkan para melhor compreensão: Ele é como se fosse um misto de Ricky Martin e Bruno Mars. Em algumas músicas esbanja romantismo e em outras esbanja sensualidade com músicas dançantes e sugestivas. Ele é chamado de "Príncipe Pop da Turquia" e já foi o garoto propaganda oficial da Pepsi no país. 

Mas como todo príncipe  ele não se limita a músicas dançantes ou românticas, muitas vezes ele também grava músicas com algum apelo social, é o caso da belíssima canção "Benim Sadik Yarim Kara Topraktir" que se trata de um pedido de socorro do lago Burdur, localizado no sudoeste da Turquia. Esse importante lago Turco vem secando nos últimos trinta e cinco anos e seu nível já baixou mais de quatro metros, com isso o seu desaparecimento ameaça também a vida humana local, uma vez que diversas espécies de seres vivos e plantas iriam desaparecer junto com o que sobra do lago. A música é um apelo muito bonito que diz que o tesouro secreto de Deus esta no solo,  e o clipe nos remete a um cenário bem ocidental. Tá, eu sei que sou suspeita pra falar do quanto a obra dele é boa, mas tirem suas próprias conclusões assistindo o clipe ai embaixo e vejam que não estou exagerando. 


Além de músicas com apelo social, Tarkan não pode ser apenas cantor, dançarino, compositor e um lindo, ele também é grande defensor do meio ambiente e dos animais. Esta sempre engajado em causas de preservação e já fez várias campanhas para a PETA, organização mundial de defesa dos animais. Ah, só pra completar, ele também dança divinamente dança do ventre como poucos homens conseguem fazer e não, dança do ventre não é feita só para mulheres. E quanto as suas músicas mais dançantes e as vezes sugestivas, não se engane achando que o belo rapaz diz coisas obscenas nas letras como muitos rostinhos bonitos por ai, Tarkan consegue ser encantador sem baixar o nível e isso é admirável em artistas hoje em dia. Não é a toa que ele esta aqui nesse artigo especial... Ainda me lembro da primeira vez que vi Tarkan na TV. Eu entrando na adolescência, parecendo o integrante mais novo do Hanson (não ria) e a Fernanda Lima do extinto programa de clipes Interligado anunciou: "E em primeiro lugar o fenômeno turco Tarkan" e então após ficar quase quatro minutos brisando em frente a tv vendo Şımarık, o perdoei por ter ficado uma posição a frente do ´Nsync. Ele merecia o posto.

Assim como muitos astros da música, Tarkan já teve problemas com os paparazzis que por muitas vezes o sufocaram e passaram dos limites para conseguir uma foto ou entrevista. Houve uma situação em que Tarkan não quis dar entrevistas a imprensa e os paparazzis ficaram revoltados. Se puseram a chutar o seu carro e fecharam a rua para que ele não passasse. Quando chegou em sua casa não pode entrar, pois os paparazzi o perseguiram e fecharam a rua. Nesse dia ele teve de se dirigir a um hotel e passar a noite lá. Nem precisa dizer que o príncipe pop da Turquia ficou super revoltado e com toda razão declarou o quanto ficou desapontado com a atitude desses fotógrafos malucos. Como os paparazzis turcos não se dão por vencidos, conseguiram fotos sugestivas de Tarkan e publicavam matérias diversas que questionavam a opção sexual do artista. Como Tarkan sempre foi um homem discreto em seus relacionamentos afetivos, a imprensa marrom não só da Turquia, mas de vários outros países, se aproveitaram da discrição do rapaz e juntamente com as fotos começaram a insinuar que o mesmo era gay. Em resposta Tarkan deixou bem claro que NÃO É GAY e que só questionam sua sexualidade devido ele ser o contrário do que os turcos esperam da masculinidade. Ele é apenas ele mesmo, canta o que quer, dança, se cuida fisicamente (fato que quase não notamos, aliás... nem precisava rs) e isso gera um preconceito por parte daqueles que ainda tem uma mente fechada.



Apesar de sua carreira ter começado em 1992 e ter vendido 750 mil cópias de seu primeiro cd, foi com a música Simarik que ganhou retrospecto internacional e se consagrou como cantor pop turco fazendo shows em vários países e arrastando multidões por onde passa com os sucessos de ontem e de hoje. E pra matar a saudade do Príncipe do Pop Turco, vamos para nosso momento Deja Vu, afastar a mesa de centro na sala e mexer o esqueleto com o clipe oficial do sucesso Şımarık.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Artigos Relacionados My Songs