sábado, 28 de setembro de 2013

Sandy & Junior - Vocês Pra Sempre!

Por dezessete anos um casal de irmãos fizeram a trilha sonora de milhões de pessoas. Quem são eles? Durval de Lima Junior e Sandy Leah Lima, ou simplesmente: Sandy e Junior. Me sinto honrada de falar um pouco sobre essa dupla maravilhosa que foi (e ainda é, pois até hoje não surgiu nenhum sucessor) a maior dupla pop do Brasil.

A história desses irmãos começou bem cedo, mais precisamente quando Junior tinha cinco anos de idade e Sandy tinha seis. Há quem diga também que a carreira deles já existia desde que nasceram, pois a música já estava no sangue dos dois. Filhos do cantor sertanejo Xororó e Noely, sobrinhos de Chitãozinho e netos da dupla sertaneja Mariazinha e Zé do Rancho, os irmãos sempre demonstraram amor pela arte musical. Para evitar que Junior quebrasse tudo em casa com suas batucadas, seus pais lhe deram uma bateria quando ainda era criança e Sandy tinha o sonho de ser uma integrante do extinto grupo infantil Trem da Alegria. A dupla chegou a se apresentar em circos de amigos, mas deram o primeiro passo para sair do anonimato e começar a desenvolver suas carreiras no ano de 1989 quando se apresentaram no programa Som Brasil cantando "Maria Chiquinha". Como consequência da aceitação do público e da critica, eles assinaram um contrato de três discos com a gravadora Polygram.

Á esquerda com 6 e 7 anos e a Direita como estão
atualmente
Durante esse período de três discos, a dupla chegou a abrir um show de Chitãozinho e Xororó em Miami. As fotos do encarte do primeiro CD foram feitas nos Estados Unidos. Dentre muitas participações, os críticos e curiosos que gostam de cuidar da vida alheia, alegavam em programas de TV, jornais e revistas que eles iriam se separar, pois não conseguiriam se manter fazendo música, uma vez que estavam entrando na adolescência e abandonariam os estudos. Para nossa alegria esses críticos pessimistas se deram mal e eles renovaram seu contrato com a gravadora, gravando o CD Pra Dançar Com Você e Você é D+.

O estilo romântico despojado  de S&J influenciou
milhões de jovens.
No ano de 1996, Sandy tinha treze anos e Junior doze. Já adolescentes, a dupla mostrava nitidamente amadurecimento e seu sexto álbum reforçava isso. Gravaram Dig Dig Joy que rapidamente explodiu nas rádios de todo o país, bem como músicas mais jovens e românticas bem diferentes dos álbuns anteriores. Dentre os sucessos românticos da dupla na época estava "Não Ter" que até hoje é referência de calouros em realities de auditório que estão em busca de novos talentos. Em 1997, Sandy foi convidada pelo cantor italiano Andrea Bocelli a gravar uma música com ele. Mais uma vez os críticos, pessimistas e mal amados começaram a dizer que a dupla ia se separar e para nossa alegria mais uma vez eles estavam enganados. O clipe da música gravada com Andrea "Vivo Por Ella"  levou ao mundo o talento de Sandy. Em 1998 gravaram o primeiro CD ao vivo, chamado Era Uma Vez... que contava com a participação de Toquinho na música que deu nome ao álbum. No ano seguinte lançaram um CD que marcou de vez a trajetória de sucesso da dupla: As Quatro Estações. O álbum contou com composições de Sandy e com Junior pela primeira vez cantando uma música como primeira voz. Nesse mesmo ano entrou no ar o programa Sandy & Junior que contava o dia a dia dos irmãos junto aos amigos e as responsabilidades estudando no colégio fictício CEMA. Ainda nesse ano, a dupla gravou uma música com o cantor Enrique Iglesias: "You're My # 1". Essa música ficou no topo das paradas musicais por várias semanas em vários países, inclusive no Brasil. Na época haviam até rumores de que Enrique teria pedido Sandy; na época com dezessete anos; em casamento.

Sandy, Junior e o pai Xororó em participação no
DVD de Chitãozinho e Xororó 40 anos.
Em 2001 Sandy & Junior tornaram-se assunto em todo o mundo, tudo porque como se não bastasse todo o talento dos irmãos, eles fizeram parte da melhor, mais prestigiada e comentada noite do Rock in Rio Brasil: A Noite Pop, que teve nada a mais, nada a menos que: Aaron Carter, Nsync, Brittney Spears, Five e claro, Sandy e Junior no palco Mundo. Aproveitando o embalo do reconhecimento internacional, a dupla gravou um CD em inglês e partiu para uma turnê no exterior. No ano seguinte fizeram um show no estádio do Maracanã, no estado do Rio de Janeiro, que rendeu DVD ao vivo e CD ao vivo com público de setenta mil pessoas presentes no dia da gravação. Em 2003 gravaram Bang Bag para  a trilha sonora de uma comédia de Roman Atkison (o famoso mister Been). Nesse ano participaram do filme Acquaria e  foram também jurados no chiquérrimo e tradicional Festival de Viña del Mar no Chile, onde Sandy desbancou muitas atrizes latinas sendo eleita a miss simpatia e rainha do festival após se apresentar para um público de cinquenta e seis mil pessoas.

Capa do CD As Quatro Estações
Em 2004 Junior se apresentou pela primeira vez com sua banda, a Soul Funk. Em abril de 2007, os irmãos anunciaram que iriam se separar. Deixaram claro que não havia problemas entre eles, apenas queriam seguir caminhos independentes, Sandy queria algo mais MPB e Junior estava mais voltado para o Rock. Nesse ano gravaram o CD acústico MTV e gravaram também um DVD que levou o mesmo nome. Juntos fizeram uma turnê de despedida passando por todo o Brasil. O último show da dupla foi em 18 de dezembro. Esse dia marcou e emocionou milhões de fãs e também a dupla. As demonstrações de amor e carinho entre eles deixava claro que os dezessete anos de trabalho não foram por fama ou dinheiro, foi por amor a arte musical. E isso, poucas pessoas conseguem entender.

Ambos continuam cantando e tocando, porém de forma independente. Continuam sendo referência em música no país. Ninguém conseguiu ocupar o posto de maior dupla pop no Brasil e tudo isso porque não existiu nenhuma dupla pop desde a "aposentadoria" dos irmãos. Sandy seguiu carreira solo e Junior faz parte da banda Dexterz. Vale salientar que Sandy e Junior tiveram dezessete anos de carreira e NUNCA abandonaram os estudos para seguir a carreira artista. Seus país sempre imporão regras para que estudassem, e assim eles o fizeram. Terminaram o ensino médio sem nunca terem repetido de ano e Sandy se formou em Letras quando ainda cantava com o irmão.

Boa parte da canções de seus últimos CDs são
composições da dupla.
O trabalho de Sandy & Junior mostra o quanto fizemos parte de uma geração privilegiada. As músicas dos dois nos remete a uma essência que muitos já perderam e outros nunca a tiveram. Essas músicas marcaram a vida de muitos jovens, na época meninos e meninas de diferentes idades amavam o trabalho da dupla e não existia esse "rótulo" ridículo que temos hoje de que se um cara curte músicas românticas é gay ou a menina é brega demais. Eu amava ser brega. Eu amo ser brega. Aquela época inocente de menina, de amor adolescente, de cartinhas e bilhetinhos. Aqueles momentos únicos em que o coração quase saia pela boca e o rosto queimava igual fogo de vergonha quando via o garoto que gostava. Aquele coração bobo que pulava de forma inexplicável. Cara, que maravilha seria se o jovem de hoje pudesse ter vivido isso que vivemos. Hoje a maioria dos adolescentes se deixam levar por babacas que pregam a bandeira de que "nenhum homem presta, o negócio é cada dia ficar com um, me formei na faculdade do crime, quem é que manda, eu sou vida loka". Tem aqueles também que tem medo de mostrar o que são por causa do preconceito idiota que existe nessa sociedade hipócrita. Eu ouço Sandy & Junior até hoje e acho que apesar de nossas peculiaridades e lutas diárias não há problema nenhum em existir romantismo e respeito por si próprio e pelo próximo. Sabe, as vezes todo mundo sente vontade de chutar o balde, mas pagar um de rebelde sem causa por ai é algo muito idiota de se fazer, alias eu não entendo porque a Lady Gaga usou um vestido de presunto...


Sandy & Junior foram, são e sempre serão os melhores. É impossível ouvir suas músicas e não admitir o quanto suas letras são boas. Não precisa ser fã, basta reconhecer que eles realmente são ótimos! Além de esbanjar talento, os irmãos mais amados do Brasil deram muito bom exemplo, incentivando os fãs a nunca deixarem de estudar. Agora pensem: Nós não perdemos uma dupla, nós ganhamos dois mestres da música. Esta a fim de algo mais romântico? Vá ao shows de Sandy Leah! Quer uma batida eletrônica meio rock in roll? Vá aos shows dos Dexterz, banda de Junior Lima.

Nada como matar a saudade desses lindos ouvindo suas músicas e vendo seus clipes e shows.  Ah, e deixo um recado para a juventude que tem sido "vitima" de uma alienação musical e que sem que percebam esta ofuscando o que cada um tem de melhor: Vocês são melhores que isso e não tem problema nenhum em ser vocês mesmos. Pra que extrapolar pra provar alguma coisa? Você é a mina. Você é o cara. Do jeitinho que você é. Não deixe que te digam o contrário. 

Clipes Sandy & Junior - Porque bom gosto nunca sai de moda!

Olha que lindos em 1996 cantando Dig Dig Joy... nessa época era todo
mundo dançando na hora do recreio, nem dava tempo de lanchar (risos)

Na primavera a calmaria, tranquilidade uma quimera
Queria sempre essa alegria, viver sonhando quem me dera! No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal, só não cai o meu amor, pois não tem jeito não... é imortal!

Se cada um faz a sua história, a nossa pode ser feliz também
Se um coração diz que sim a paixão, como pode um outro dizer não...

Vou te desafiar (provocação) Você vai me procurar, não volto (não)

Esse vídeo faz parte da carreira internacional de S&J.
Além de músicas em Espanhol e Inglês, também regravaram sucessos em italiano.

Participação de S&J no Festival Viña del Mar no Chile

Clipe Oficial El Amor No Fallara

Perfeitos em todos os idiomas!

É tão frágil esse meu coração, nem ao menos sei o que é paixão...
Quero aprender com você... Versão de I´ll be there dos Jackson 5, regravado por Mariah Carey

O amor faz tudo aquilo que alguém consegue acreditar...

Não dá pra não pensar em você.... Esta cada vez mais difícil não poder te ver
O tempo e a distancia entre nós não vão apagar...
A vontade que eu tenho aqui no peito... de te amar!

Há dois anos, Sandy e Junior subiram juntos no palco para gravar uma participação
no DVD de comemoração de 40 anos de carreira de Chitãozinho e Xororó.

A primeira música que S&J cantaram profissionalmente
não podia faltar no DVD acústico... O que será
que a Maria Chiquinha foi fazer no mato?...

Baby, eu já sabia que ia dar certo
Eu só queria conquistar você... quando você me olhou, nem pude acreditar...
Ai, como é bom se apaixonar, é sim!

Esse clipe fez parte do seriado "Sandy & Junior". A música faz
parte do álbum da dupla, mas apesar do sucesso não foi música de trabalho,
portanto o único clipe da mesma foi o produzido para o programa
dominical.

Sem dúvidas, S&J - Vocês Pra Sempre! Pra Sempre!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Artigos Relacionados My Songs