sábado, 10 de janeiro de 2015

Por Onde Andam os Backstreet Boys


Para sabermos por onde anda o quinteto mais amado do cenário pop mundial, vamos primeiro relembrar como tudo começou na vida da boy band mais bem sucedida do mundo.

A banda surgiu em 1993 no estado americano da Flórida. Lou Pearlman decidiu que criaria seu próprio grupo de garotos para repetir o sucesso de antecessores, como Menudo (de Porto Rico) e New Kids ond the Block (Estados Unidos). Na época, o integrante mais novo, Nick, tinha treze anos de idade.

A estreia nos palcos ocorreu em 8 de maio de 1993, quando fizeram um show para cerca de 3 mil pessoas no famoso parque SeaWorld, em Orlando na Flórida. Continuaram realizando apresentações em parques, shoppings e escolas, até que em fevereiro de 1994 assinaram contrato com a Jive Records. Foi na Jive que gravaram o primeiro single “We´ve Got It Goin´On”. Fato interessante é que esse single, apesar de entrar para a Billboard Hot 100, não foi sucesso absoluto nos Estados Unidos, mas rendeu o primeiro disco de ouro na Europa. Em 1995 lançaram o primeiro álbum apenas para o mercado da Europa e Canadá, conquistando o Top 10 e ficando em quarta posição na Billboard 200. Fizeram vários shows de divulgação do álbum, passando por turnês que chegaram a durar cinco meses seguidos, com apresentações realizadas quase todas as noites.

O sucesso dos rapazes na Europa só crescia, sendo considerado o melhor grupo internacional na Alemanha. A clássica e romântica “I´ll Never Breaker Your Heart” ficou em primeiro lugar na Áustria e conquistou o primeiro disco de platina na Alemanha, com mais 500 mil álbuns vendidos. Também estenderam a turnê pela Ásia e pelo Canadá.

Enquanto os rapazes se popularizavam na Europa, as inglesas do grupo Spice Girls, os australianos do Savage Garden e os irmãos Hanson dominavam as paradas americanas. Os Backstreet Boys já haviam vendido mais de 8 milhões e meio na Europa e Ásia quando o empresário decidiu que era hora de estrearem no mercado musical norte americano. O single escolhido foi o épico “Quit Playin’ Games (With My Heart)”. Não demorou muito e a boy band americana convenceu a terra do Tio San de que tinham muito talento. Com a canção de estreia ganharam certificado de platina e conquistaram a segunda posição do Billboard Hot 100.

O mesmo álbum lançado na Europa e Canadá foi lançado nos Estados Unidos com uma versão mais atualizada e americanizada das canções. Ao mesmo tempo em que os Estados Unidos conheciam o primeiro álbum dos Backstreet Boys, que rendeu 14 milhões de cópias em solo americano, os europeus conheciam o seu segundo álbum da carreira, intitulado de Backstreet´s Back.

Em 1998 a banda se tornou a mais conhecida do mundo, realizando uma turnê mundial que passou por mais de 20 países e 60 cidades. Nesse mesmo ano as fãs passaram pelo primeiro nervoso envolvendo os ídolos: Brian Littrell precisou fazer uma cirurgia no coração para corrigir um defeito congênito que o deixava super vulnerável à infecções e outros problemas. Na época, cancelaram alguns shows. Brian deveria retornar em oito semanas, mas respondeu tão bem ao tratamento que em três semanas já estava ensaiando com os demais integrantes.

1998 foi mesmo um ano bem agitado para os Backstreet Boys, pois eles processaram o ex empresário Lou Pearlman, uma vez que este lhes deviam $200 mil. Lou teve o mesmo problema com os meninos do Nsync, sendo condenado à prisão por não pagá-los por seus shows. Ainda em 1998, os rapazes precisaram cancelar uma apresentação devido a irmã de Howie falecer. Caroline sofria da doença de Lupus e havia criado uma fundação para ajudar pessoas com o mesmo mal. Em outubro receberam as chaves da cidade de Orlando pelas mãos da prefeita Glenda Hood, devido as doações feitas às vítimas de um tornado na região. O dia passou a ser conhecido como “O Dia Oficial dos Backstreet Boys”.

No ano 2000, os Backstreet Boys tinham acabado de lançar o terceiro álbum da carreira, fazendo uma turnê de divulgação com 100 horas de divulgação. Na ocasião passaram por seis países, dentre eles, o Brasil. O quinteto de ouro admitiu que o Brasil foi o que mais os impressionou, pois chegaram ao Rio de Janeiro dia 20 de novembro e tinham planos de ficar 11 horas em terra, entretanto, ficaram quinze horas. Essas horas foram marcadas por tumulto e um caos desordenado de transito, fãs histéricas e até a polícia federal fazendo a segurança dos rapazes. No final, não conseguiram fazer um show, improvisando uma apresentação de 20 minutos para 40 mil fãs que estavam em frente ao hotel.

Em 2001 retornaram ao Brasil e fizeram três shows. Teve fãs que acamparam por 15 dias na porta do estádio do Maracanã. Nesse mesmo ano o grupo parou a turnê por três meses para que AJ pudesse se internar em uma clínica de reabilitação por conta de seus problemas com drogas e álcool.

Em 2002 Nick iniciou carreira solo e a banda decidiu parar suas atividades por tempo indeterminado. Apesar da aceitação do público, Nick teve sucesso abaixo do esperado. Acredita-se que a falha de planejamento e marketing da gravadora, que investiu mais em outro contratado, o astro Justin Timberlake, que havia lançado seu primeiro álbum solo um mês antes de Nick.

O grupo retornou em 2004 e fez shows no México, Estados Unidos, Pequim, Xangai e Tóquio. Só em 2005 que lançaram um novo álbum inédito com o single “Incomplete”, que logo ficou no topo das paradas. Em 2006 Brian lançou um álbum gospel, recebendo vários prêmios na área. Um mês mais tarde, Kevin anunciou que ia se afastar da banda para se dedicar mais a família e à um projeto solo. Kevin e Brian são primos. A saída foi amigável e os demais integrantes concederam nota informando que respeitavam a decisão de Kevin e que se ele quisesse voltar as portas estariam sempre abertas.

Em 2007 lançaram o single “Inconsolable”, que ficou no Hot 100 Singles do Japão, Suécia e Estados Unidos. Em 2008, cancelaram alguns show para que Howie pudesse dar atenção à sua família e passar mais tempo com o pai, Hoke, que sofria com uma doença terminal no pulmão e cérebro. Treze dias depois, Hoke faleceu em casa. A banda retornou as atividades quase dois meses após o ocorrido.

Em 2010, anunciaram uma turnê em conjunto com os New Kids on the Block, intitulado de NKOTBSB.  Em 2011 retornaram ao Brasil e fizeram cinco shows. Em 2012 Kevin anunciou seu retorno a banda. Em 2013 receberam uma estrela na Calçada da Fama. Lançaram o álbum In A WorldLike This em 2013 e passaram todo o ano de 2014 em turnê, cancelando uma apresentação em Israel durante os conflitos entre o grupo terrorista palestino Hamas e o país.

No total, a banda já lançou 8 álbuns inéditos, além das compilações e edições especiais. Realizaram 12 turnês mundiais e ganharam dezenas de prêmios em todo o mundo. Já venderam mais de 130 milhões de álbuns.  São a boy band mais antiga em atividade com vinte e um anos de carreira.







_____________________________________________________________________________
 Sobre o Autor da Matéria
SEU_NOME
Syl é jornalista, pianista, apaixonada por carros e artes (em especial a primeira e a sétima) e muitas outras coisas. Nas horas vagas compartilha conhecimento no fantástico mundo da bloguesfera. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Artigos Relacionados My Songs