sábado, 10 de agosto de 2013

Adeus MTV Brasil!



Pois é, agora é oficial: somos jovens extremamente velhos! Esta em todos os jornais. Não basta nossos ídolos da adolescência terem se "aposentado" ou "dado um tempo na carreira", agora a emissora que crescemos assistindo deixará de existir no Brasil a partir do dia 1 de outubro. 

Dupla gravou o Acústico MTV em
2007, ano em que anunciaram o fim
da dueto.
O que deixa de existir não é apenas a MTV Brasileira, mas sim a continuação de uma era que já tinha vinte e três anos no país. Em uma época que internet era objeto de luxo e youtube nem era projeto de existência futura, surgiu a MTV brasileira com o mesmo figurino da MTV americana, mas com um diferencial: além do que era top no mundo, também falava de quem era top no Brasil. Claro, quando a MTV surgiu tínhamos fartura de grandes talentos no rock e pop nacional, hoje esses talentos se aposentaram, estão esquecidos ou tentando lutar para se manter no mundo da música apesar do número assustador de pessoas com pouca massa cefálica que acreditam que funk "abrasileirado" é música. Funk mesmo era coisa do  James Brown, o resto é ilusão criada por rebeldes sem causa.

O fato mais estranho dessa despedida é que a MTV era (ou pelo menos é até dia 30 de setembro) responsável por uma programação de qualidade quase que em sua totalidade (Não dá para ser cem por cento em tudo). Seja nos programas de vídeo clipes, seja em entrevistas com astros da música nacional e internacional, programas de variedades ou seriados. Por falar em seriado, não posso deixar de lembrar do mau humor da Funérea  A MTV criou e produziu o desenho animado "Fudêncio e seus Amigos" onde Fudêncio, Funérea  Zé Maria, Conrado e companhia botavam o terror na escola e na sala de aula da professora Kudi Ferro. A personagem Funérea ganhou tanto destaque que surgiu um novo programa na emissora: Infortúnio com a Funérea  onde um desenho animado entrevistava da forma mais cômica e sombria possível pessoas de verdade. Impossível se esquecer da clássica entrevista com o Fofão em que ele diz que esta todos esses anos na terra aguardando sua mãe terminar o almoço na Fofolândia pra poder voltar pra casa e almoçar e então a doce Funerinha pergunta: "Nossa, o que sua mãe cozinha que demora tanto? Carme humana?" Vai deixar saudades. 

Animação brasileira "Fudêncio e seus Amigos"
A emissora foi responsável por manter milhões de jovens em frente a tv na era das boys bands, transmitindo especiais dos Backstreet Boys, Nsync, Westlife e até da Britney Spears, além de bandas brasileiras que faziam sucesso na época como KLB e Twister. Os famosos acústicos da MTV estão presentes na vida de muita gente. Seja dos jovens que há treze anos atrás deliraram com o Acústico MTV do Capital Inicial, dos jovens que em 2007 apreciaram o Acústico Sandy Junior, último álbum da dupla, ou ainda o acústico do Charlie Brown Junior, banda que se desfez esse ano devido a morte de dois integrantes.

A emissora conta com um acervo de 33 mil fitas de programação de seus vinte e três anos no ar. Tais fitas ficam sobe pose da Viacom, mas não significa que terão utilidade. Dentre elas, existe até um especial com Roberto Carlos que segundo a emissora, nunca pode ir ao ar devido veto da emissora carioca com que Roberto tem vinculo para uma apresentação anual.

Os últimos comerciais da emissora colocavam clássicos da MPB de fundo, como músicas de Caetano Veloso. Top 20 Brasil com os vinte melhores clipes: Quem nunca ficou ansioso para ver em que posição a Beyoncé, Backstreet Boys, Capital Inicial, Linkin Park e companhia ficaram no programa?! Esse é o programa mais antigo da MTV brasileira. 

O fato é que com a popularização da internet e com o youtube dando acesso gratuito e ilimitado a uma série de videos de diferentes partes do mundo, fica difícil competir sem mudar a programação.  Música não dá mais audiência como há uma década, é preciso algo mais que isso. O grupo Abril que trouxe a MTV para o Brasil em 1990 e tinha direito de usar a marca até 2018, decidiu devolver a emissora a sua detentora original, a Viacom, como parte de um processo de reformulação do grupo brasileiro no âmbito de radiodifusão.

Na verdade a MTV continua, agora mantida pela mantenedora oficial, o que muda é a plataforma, o endereço, o público (que passa a ser canal pago) e a programação original. O slogan da nova MTV ficou: "Pronta pra outra" demonstrando aos seguidores da emissora que ela não acabou, só esta em uma nova fase, em um novo formato, seguindo em frente apesar das mudanças.

Acústico gravado em 2002
A Viacom, afirma que a nova emissora terá 350 horas mensais destinadas a programação nacional, mas não pense que será puro vídeo clipe como de costume, assim como a MTV já estava investindo há algum tempo, a Viacom pretende apresentar muitos realities, programas de esportes radicais, sitcoms e várias séries de animação, e ainda promete trazer programação internacional dublada ou legendada em português. 

O último grande evento transmitido pela MTV brasileira foi o Video Music Awards 2013 - VMA - que contou com a apresentação épica de Justin Timberlake e Nsync. Pelo menos um belo desfecho para suas transmissões de premiações da MTV americana.


Acústico gravado em 2000
Essa é a era da TV a cabo. O preço de pacotes básicos de televisão por assinatura se tornaram tão populares quanto celular pré pago na classe C. A diretora geral da Viacom disse algo que é a mais pura verdade, pois com o advento da TV paga, esse é o melhor momento para essa migração de um grupo para outro, pois tende a capitar telespectadores com número maior. E como nós sabemos, muito brasileiro tem mania de grandeza,  então se a emissora for paga, talvez o grupo que antes não assistia MTV passe a assistir a nova emissora... ou não. A emissora esta no Brasil a vinte e três anos e terá seu último programa de despedida dia 30 de setembro.

Bom ou ruim, dê adeus a emissora Brazuca, pois dia 1º de outubro o canal 32 da TV aberta não existirá mais, mas por outro lado você ganhará uma nova emissora. Seja boa ou ruim pense pelo lado positivo: Ainda temos Multishow, VH1 e PlayTV e quem liga que a programação é quase cem por cento estrangeira ou sobre estrangeiros famosos? Aceite: o Brasil não tem artistas musicais bons o bastante no momento para serem foco de emissoras de TV. Bom, se eles existirem, estão escondidos,  pois a "massa" prefere descer até o chão a ouvir alguma coisa que os faça pensar. Quem sabe essa nova era com a Viacom traga esses talentos escondidos de volta?! Pode ser que não seja tão ruim assim.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Artigos Relacionados My Songs