domingo, 6 de abril de 2014

Hope For Haiti Now - A Música Pode Transformar Vidas


Há muitas coisas que por mais que nossa tecnologia seja avançada não podemos prever ou impedir. Esse foi o caso do terremoto que matou mais de setenta mil pessoas no Haiti em janeiro de 2010, dentre eles a missionária brasileira fundadora da pastoral da criança, Zilda Arns.

A tragédia comoveu o mundo inteiro e mais uma vez a música decidiu ajudar a amenizar as lágrimas dos milhares de desabrigados e órfãos do país que teve quase setenta por cento de todo seu território destruído. Criado pelo ator George Cloney, Wyclef Jean e Joel Gallen, o evento "Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief" foi uma maratona televisiva no estilo Teleton, em que por algumas horas o país se mobilizou para arrecadar fundos que seriam direcionados a ajuda humanitária levada para o Haiti. O programa foi anunciado pela MTV em 15 de janeiro de 2010, cinco dias após a catástrofe natural, sendo transmitido dos estúdios de uma das maiores emissoras do mundo - a CBS - para todo o mundo na noite do dia 22 e madrugada do dia 23 de janeiro do mesmo ano.

Cantores que participaram do programa ao vivo de locais distintos
Na ocasião, inúmeros artistas do cinema e da música se juntaram para chamar a atenção de todo o mundo a ajudar o povo haitiano nesse momento tão difícil. Muitos gravaram canções inéditas para o programa com a renda cem por cento voltada para a causa filantrópica.

O programa se tornou o maior evento de solidariedade do mundo a ser transmitido em tempo real para mais de quarenta países, dentre eles: Turquia, Ucrânia, Israel, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Portugal, Suécia, Reino Unido, Macedônia, Noruega, Polônia, Russia, Romênia, França, Alemanha, Dinamarca, China, Finlândia, Canadá, Áustria, Bélgica, Espanha, Hungria, Irlanda, Países Baixos, Eslováquia e Eslovênia. No Brasil o evento foi transmitido ininterruptamente pela MTV e pelos canais pagos: National Geografic, CNN Español, VH1, MTV Latin American, Warner Channel, Boomerang, Animax, E!, H&H, People and Arts, Much Music, CNN International e Cartoon Network.

Direto de Los Angeles, George Cloney abriu a maratona fazendo um discurso que prendeu milhões de telespectadores em frente a TV. Após a abertura o evento contou com centenas de artistas, que se apresentaram em tempo real de diversos locais do mundo ou fizeram participações rápidas em matérias jornalísticas e discursos. Diversos artistas tiveram um dia "operador de telemarketing" atendendo dezenas de ligações de doadores de todo o pais, dentre eles os atores Leonardo DiCaprio, Ben Afleck e Mel Gibson e cantores como Ricky Martin e Selena Gomes. Foram milhares de pessoas envolvidas no evento que contou com a produção relâmpago do álbum musical Hope For Hait Now com as gravações de todas as apresentações do programa. Toda a renda das vendas do álbum foi revertida integralmente a causa humanitária. O álbum bateu recordes de vendas ficando em primeiro lugar na Billboard e sendo líder de vendas pelo itunes em todo o mundo. Foram milhões de dólares arrecadados para ajuda ao Haiti.

De fato, hoje, quatro anos depois da tragédia, o país ainda não se reergueu completamente. Existem famílias muito pobres que perderam tudo, inclusive seus filhos e pais e que vivem em acampamentos. Milhares de crianças cresceram sozinhas, sendo alimentadas por uma ou outra pessoa também desabrigada que eles mal sabiam quem era. Muitas foram adotadas, outras não estão mais aqui para contar a história. Ainda há muito o que se fazer e talvez você pense: São milhões arrecadados, mas de nada adiantou. E eu lhe respondo: adiantou e muito. Pois aquele país naturalmente emergente antes da tragédia, não tem condições de atender toda a população. A maior parte do país foi destruída e isso se inclui aos órgãos do governo, secretarias, bancos e tudo o mais que um dia serviu para dar alguma estrutura ao país, virou toneladas de concreto no chão. O valor arrecadado pode não ter mudado o mundo, mas quem disse que ele carece de mudanças? A mudança do mundo deve partir de cada um de nós, pois somos nós que vivemos aqui. As árvores, o  céu e o mar são os mesmos, nós que temos mudado tudo. A iniciativa de todos os envolvidos, dos bastidores aos artistas e doadores  de todo o mundo, fizeram a sua parte para mudar o mundo: o seu mundo. E graças a essa atitude, o evento tornou-se referência em diversos países para outros eventos. Essa causa inclusive foi uma das motivações de criação da instituição de ajuda humanitária do ator Paul Walker, criada em 2010 e que após sua morte precoce há três meses passou a ser administrada por seu irmão caçula, Cody.

Valeu muito a pena essa iniciativa. Talvez alguém diga: Podiam ter feito muito mais, pois são ricos. Mas se eles tivessem ficado pensando que outras pessoas poderiam fazer muito mais que eles, jamais teriam feito e o mesmo se diz daquelas pessoas que ligaram no programa para doar cinco dólares. Talvez eu ou você podíamos doar muito mais, mas não doamos e portanto eles mudaram o mundo de alguém quando tiveram essa atitude. As doações ajudaram a milhares de sobreviventes que estavam doentes e famintos. Não foi o bastante para muita gente, mas foi o suficiente para quem perdeu tudo, até mesmo a esperança. Reclamar é fácil. Colocar defeitos também é muito fácil. Fazer sugestões do que poderia ter sido feito, muito mais fácil. Difícil é abrir a mão de seu tempo e compromissos para dedicar esse mesmo tempo a um evento em prol de desconhecidos. O mundo que queremos esta em nossas mãos, façamos nossa parte. Abaixo segue os vídeos dos melhores momentos das apresentações musicais que originaram o CD Hope For Haiti Now.

"...Então, é só me chamar irmão, quando você precisar de uma mão
Todos nós precisamos de alguém para se apoiar..."

"...Então quando você me vir caindo
E não houver lugar para cair
Você vai me elevar o mais alto possível?
Para superar isso tudo?"

"...Quando a noite cai sobre você, baby
Você se sente completamente só
Você não estará sozinho
Eu estarei com você..."

"...Sua fé precisava de provas... Eu fiz o meu melhor, não foi muito
Eu não podia sentir, então eu tentei tocar
Eu disse a verdade, eu não vim te enganar
E mesmo que tudo desse errado
Eu estaria diante do Senhor da Canção
Com nada na minha língua, mas com um Aleluia..."

"...São duas da manhã
Estou me sentindo como se eu tivesse perdido um amigo
Espero que você saiba que não é fácil
Fácil para mim..."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Artigos Relacionados My Songs